SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número37Enseñanza y aprendizaje en línea: daños colaterales durante la pandemiaIdentificación de acoso laboral en docentes de educación superior basada en respuestas de satisfacción en el trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay artículos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista iberoamericana de educación superior

versión On-line ISSN 2007-2872

Resumen

RODRIGUEZ, Santiago-Andrés. Desigualdade de oportunidades na entrada à licenciatura da UNAM por concurso de seleção: reconfigurações e persistências. Rev. iberoam. educ. super [online]. 2022, vol.13, n.37, pp.18-41.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2007-2872.  https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.37.1302.

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos das características sociodemográficas, os antecedentes escolares e as origens sociais dos aspirantes a entrar na licenciatura da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM ) por concurso de seleção. O artigo se inscreve na perspectiva sociológica da estratificação social e a desigualdade de oportunidades. A informação provém da Folha de Dados Estatísticos da UNAM e a estratégia de análise descansa num modelo de regressão logística. Os resultados mostram que a entrada por concurso de seleção continua sendo desigual e ressaltam a necessidade de pensar em mecanismos alternativos orientados a reduzir a desigualdade.

Palabras llave : UNAM; acesso à educação superior; seleção de estudantes; oportunidades educativas; desigualdade social; México.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )