SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Consideraciones metodológicas para la interpretación de procesos de interacción en el aula de matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay artículos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa

versión On-line ISSN 2007-6819versión impresa ISSN 1665-2436

Resumen

MAYEN, Silvia; BATANERO, Carmen  y  DIAZ, Carmen. Conflictos semióticos de estudiantes mexicanos en un problema de comparación de datos ordinales. Relime [online]. 2009, vol.12, n.2, pp.151-178. ISSN 2007-6819.

Neste trabalho analisamos as respostas dadas por 643 alunos mexicanos, do terceiro ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundario, a um problema de comparação de dados ordinais. Utilizando as ideias do enfoque Onto-Semiótico proposto por Godino e seus colaboradores, realizamos urna análise das respostas abertas, classificando-as segundo a medida de tendência central usada pelos alunos na resolução e os conflitos semióticos detectados. O teste de Qui-quadrado foi usado para analisar a relação entre o tipo de resposta e o grupo de estudantes. Observamos melhores resultados com os alunos do Ensino Básico, que utilizam mais vezes a mediana e a moda, contado também deixam com maior frequência respostas em branco.

Palabras llave : Compreensão; conflitos semióticos; comparação de distribuições; dados ordinais; media; mediana.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons