SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1História da educação matemática: conservação da cultura escolarConstrucción cognitiva del espacio vectorial R 2 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay artículos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa

versión On-line ISSN 2007-6819versión impresa ISSN 1665-2436

Resumen

RAMIREZ-UCLES, Rafael; FLORES MARTINEZ, Pablo  y  RAMIREZ-UCLES, Isabel. Análisis de los errores en tareas geométricas de argumentación visual por estudiantes con talento matemático. Relime [online]. 2018, vol.21, n.1, pp.29-56. ISSN 2007-6819.  https://doi.org/10.12802/relime.18.2112.

Neste trabalho analizam-se os erros cometidos por um grupo de vinte e cinco estudantes de idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, que participaram num projeto de estimulaçao do talento matemático, ao resolver determinadas tarefas geométricas durante tres sessoes de enriquecimento curricular focalizadas em técnicas de argumentaçao. Os erros específicos identificam-se da argumentaçao visual (estabelecer falsas analogías entre plano e espaço, na discussao de todos os casos posiveis e pensar a partir de exemplos concretos e limitados) e derivados do uso incorreto dos elementos do raciocinio, conteúdos e procedimientos matemáticos. O estudo de correlaçao mostra que na sua maioria, os erros sao independentes, tanto entre si como com a pontuaçao nos tres testes que medem a capacidade visual e intelectual. Os resultados de ANOVA de medidas repetidas indica que durante as tres sessoes reduzem significativamente a frequencia com a que se manifestam os erros especificos da argumentaçao visual.

Palabras llave : Argumentaçao visual; Erros; Talento matemático; Teste PMA; Teste DAT; Teste de Raven.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español