SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número7Enseñanza de capacidades comunicacionales en estudiantes y profesionales de la salud: situación actual y perspectivasLa idea de universidad en tiempos de masificación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay artículos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista iberoamericana de educación superior

versión On-line ISSN 2007-2872

Resumen

RAPETTI, Marcela  y  VELEZ, Gisela. Ler para aprender e aprender a ler na universidade: Entre leituras estéticas e eferentes. Rev. iberoam. educ. super [online]. 2012, vol.3, n.7, pp.113-128. ISSN 2007-2872.

Neste artigo se descrevem alguns aspectos centrais da relação que os estudantes universitários estabelecem com a leitura. A descrição parte da análise de relatos de experiências de leitura escritos por dois grupos de estudantes recém-ingressados na universidade (2002-2007). O estudo se apoia em conceitos desenvolvidos pela psicologia sociocultural e as teorias transaccionais da leitura. A análise dos relatos está orientada pela teoria fundamentada nos dados. Os resultados mostram vínculos entre posições eferentes e estéticas, expressos nos relatos a partir dos quais os leitores evocam e o que a leitura provoca.

Palabras llave : leitura; experiência dos estudantes; universidade; América do Sul; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons