SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2De la concepción global a la concepción local. El caso de la recta tangente en el marco de la convención matemáticaA educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay artículos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa

versión On-line ISSN 2007-6819versión impresa ISSN 1665-2436

Resumen

JOSEP, Gascón. Las tres dimensiones fundamentales de un problema didáctico. El caso del álgebra elemental. Relime [online]. 2011, vol.14, n.2, pp.203-231. ISSN 2007-6819.

Com a finalidade de caracterizar o objeto de estudo da Didática da Matemática, sugerimos um padão heurístico do desenvolvimento dos problemas didáticos e o exemplificamos com a álgebra elementar. O padrão está estruturado ao redor das três dimensões básicas ou fundamentáis de tais problemas quando são construidos no horizonte da Teoria Antropológica do Didático: a epistemológica, que sitúa aquilo que é matemático no coração do problema; a econômico-institucional, que despersonaliza a problemática didática e delimita a unidade mínima de análise dos processos de estudo, e a ecológica, que dá ênfase às condições necessárias para que o estudo institucionalizado da matemática seja possível e coloca de maneira manifesta as restrições de todos os tipos que incidem sobre tal estudo.

Palabras llave : Teoria Antropológicado Didático (TAD); Dimensões de um problema didático (epistemológica, econômico - institucional e ecológica); Problema da álgebra elementar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons